Como fazer um plano de comunicação: Descubra 6 dicas importantes

Como fazer um plano de comunicação: Descubra 6 dicas importantes

setembro 24, 2021 14:15

Como fazer um plano de comunicação que documente situações, públicos e objetivos que uma empresa deseja atingir? 

Primeiramente, é fundamental entender que esse plano precisa orientar todas as ações comunicativas da organização.

Sendo assim, esse elemento serve como um verdadeiro mapa, para se entender objetivos e atingir resultados na divulgação da marca. 

Dada a importância de um plano eficiente de comunicação, detalhamos o processo para desenvolvê-lo de forma otimizada e funcional, acompanhe!

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O que é um plano de comunicação?

As estratégias de comunicação digital utilizada pelas empresas já são reconhecidas como necessárias. 

Para se ter uma ideia, um levantamento feito pela The Harris Poll apontou que 2 a cada 3 consumidores interagem com as marcas pelas redes sociais. 

Seja seguindo ou curtindo publicações, o público está interessado em se comunicar e engajar. 

O grande problema é que muitas organizações ainda se limitam às redes de comunicação focadas somente em vendas.

O plano de comunicação, desta maneira, surge como um documento altamente estratégico, voltado para o engajamento, não somente para as vendas da organização.

Desta maneira, o foco é desenvolver a popularidade da marca e agregar valor aos produtos, fortalecendo os vínculos com o consumidor. 

A partir de bons planos de comunicação surgem as grandes empresas, que constroem uma reputação e branding. 

Por isso, ao investir em um bom plano, o empreendedor promove um crescimento à marca, bem como sua reputação.

Como fazer um plano de comunicação eficiente?

Como fazer um plano de comunicação requer um alto planejamento, seu principal intuito é focar em objetivos mensuráveis de comunicação. 

Assim, a partir deste documento será possível definir tarefas e garantir o retorno delas para a empresa. O resultado são processos mais direcionados e ações que se complementam, tornando as ações de comunicação mais alinhadas.

Isso vale tanto para a comunicação interna da empresa, ou seja, entre colaboradores quanto para a externa, com o público. 

Resumidamente, se o intuito é otimizar a comunicação e interligação dos setores e atividades, um bom plano de comunicação é a chave para isso. 

Para desenvolver um plano eficiente, é preciso ter uma visão macro acerca do mercado e público da organização. Mais que isso, também é importante conhecer os processos internos da empresa, avaliando objetivos e a própria equipe.

6 dicas para um plano de comunicação eficaz

Como fazer um plano de comunicação dicas importantes

Sendo assim, acompanhe abaixo algumas dicas essenciais para iniciar o planejamento e entender como fazer um plano de comunicação para seu negócio.

1. Estude o público-alvo

Tentar desenvolver um plano de comunicação sem entender o contexto em que se está inserido é um tiro no escuro. Por isso, o primeiro e mais importante passo para se desenvolver um plano de comunicação envolve o estudo do mercado:

  • Entenda a imagem que deseja transmitir, baseado em informações sobre seu público;

  • Compreenda seus públicos: além dos consumidores da empresa — considere outros públicos que são o foco da estratégia de comunicação, como parceiros, colaboradores e fornecedores;

  • Estude as necessidades desses públicos e trace metas de melhoria na comunicação com estes; 

  • Realize pesquisas de mercado, sempre que possível, para definir o perfil de seu público-alvo;

  • Atente-se às estratégias utilizadas pela concorrência e estude, a partir delas, melhorias para seu plano de comunicação.

  • Se necessário, elabore um plano para cada público, separadamente. Isso melhora o direcionamento da estratégia de comunicação para se atingir os diferentes objetivos esperados para cada grupo.

3. Defina seus objetivos a curto, médio e longo prazo

A definição de objetivos é importante para que, a partir do plano seja possível identificar os progressos na comunicação. 

Desenvolva os interesses a partir do plano e divida-os, considerando o tempo até atingi-los.

No plano de ação, é fundamental dividir as tarefas, e indicar metas adequadas para o objetivo final. Para entender se uma meta em questão é adequada, considere:

  • Se é específica, isso é, se está definida e consolidada;

  • Se a meta é mensurável, para que seja possível comparar resultados;

  • A viabilidade, ou seja, se a meta estabelecida está dentro das condições do plano de comunicação;

  • A relevância. Questione se a meta escolhida é importante para seus objetivos. 

  • Se são vencíveis. As metas precisam estar alinhadas ao tempo, podendo expirar.

A exemplo, identifique a quantidade de público que deseja alcançar nas redes sociais. Seguidamente, defina metas no plano de comunicação que se encaixem nos critérios acima, para garantir o progresso no objetivo. 

4. Pense quais canais vai investir

Alinhado ao público-alvo, do plano em questão, considere os canais a serem utilizados. 

Se, por exemplo, seu público tem preferências por determinados meios, é importante identificá-los na primeira etapa. 

Assim, no momento de fazer o plano de comunicação, defina os canais de comunicação e avalie a performance em cada um deles

Posteriormente, será possível compará-los e identificar a melhor opção de investimento.

5. Tenha uma equipe especializada

Conte com pessoas com expertise em comunicação, que saibam usar as melhores ferramentas para desenvolver esse plano em sua empresa. 

Esses profissionais também podem auxiliar a execução do plano, identificando melhorias e falhas.

6. Acompanhe seus resultados e o seu cronograma

Colocar planos em práticas é uma tarefa muito mais desgastante quando não há um cronograma preciso para as atividades. 

Para evitar a procrastinação e o atraso do plano, é fundamental monitorar o andamento do processo

Por isso, ao iniciar seu plano de comunicação, acompanhe os resultados e associe-os aos prazos estabelecidos. 

Embora pareça simples, manter as tarefas organizadas e com execuções programadas é um grande passo na obtenção de resultados.

A importância de monitorar resultados

Ao colocar o plano de comunicação em prática, posteriormente ao planejamento aprofundado, é preciso definir métricas a serem observadas. 

Determine os fatores-chave que indiquem informações importantes, e lembre-se de sempre armazenar essas informações.

Isso porque é impossível entender onde seu progresso está situado se não houverem relatórios de períodos anteriores registrados. 

Para isso, organize esses dados, e avalie as métricas mais importantes constantemente. 

A única maneira de entender se o plano de comunicação desenvolvido está de fato gerando resultados, é comparando dados.

Conclusão

Como fazer um plano de comunicação ideal

A comunicação é uma área de muita importância para o empreendedor, em especial atualmente. Com a internet, as redes sociais e outros canais de comunicação com o cliente e outros, se tornaram fundamentais para o sucesso da organização.

Pensando nisso, saber como fazer um plano de comunicação adequado e executá-lo requer muito trabalho e organização. 

Ainda assim, o resultado é uma marca consolidada, e que fideliza os próprios clientes

Em um cenário de competitividade cada vez mais acentuada, fidelizar significa aumentar as vendas e melhorar muito a popularidade do negócio. 

Por isso, não deixe de investir em comunicação e atingir novos clientes, sem esquecer de fidelizar os antigos!

Ajude seus clientes a estruturar melhor o negócio. Saiba mais!