Como ser empreendedor e ter sucesso? Um guia Completo

Como ser empreendedor e ter sucesso? Um guia Completo

setembro 15, 2021 11:04

Se você deseja saber como ser um empreendedor de sucesso, saiba que não está sozinho.

No primeiro quadrimestre de 2021, o número de empresas que foram abertas cresceu 32,5% em relação ao mesmo período de 2020, segundo o Ministério da Economia.

São muitos os que dão o passo inicial para o empreendedorismo, embora o sucesso seja resultado de diversos fatores. Pensando nisso, se você deseja ir além e se destacar no mercado como empreendedor, acompanhe este guia completo!

Quer ser empreendedor? Fale com a gente!

Como se tornar um empreendedor de sucesso?

Mas afinal, como ser um empreendedor? Primeiramente, é comum que muitas pessoas iniciem o próprio negócio por insatisfação quanto ao seu emprego.

Uma crise econômica, portanto, pode ser um motivador forte para o crescimento deste interesse.

Ainda assim, ser um empreendedor requer muita ousadia, já que o sucesso da empresa depende diretamente do seu trabalho. 

Por isso, o primeiro ponto é estar preparado para enfrentar grandes desafios e sair completamente da zona de conforto.

O percurso é longo e o sucesso demandará diversos degraus, sendo extremamente necessário manter-se focado no próprio objetivo.

10 passos para se tornar um empreendedor de sucesso:

como se tornar um empreendedor de sucesso 10 passos

Um empreendedor que deseja alcançar o sucesso, portanto, pode partir dos pontos que listamos para iniciar sua jornada:

1. Entenda o seu nicho e segmento

Por mais que os sonhos sejam muito importantes, é preciso lembrar-se que sua empresa dependerá diretamente dos clientes. Sendo assim, definir expectativas realistas partindo das tendências de mercado do seu público é fundamental.

Desta forma, será possível alinhar seu produto ou serviço à necessidade dos consumidores.

A consequência é que você terá um negócio procurado pelo público, o que certamente garantirá um faturamento adequado para a empresa.

Estude profundamente seu nicho e segmento. É importante conhecer seus concorrentes e as novidades do mercado em que está inserido. 

Além disso, busque informações com referências na área, para desenvolver networking e conhecimentos.

Por fim, encontre um segmento que esteja em alta, e avalie suas características. Torne-se um especialista.

2. Trabalhe com o que ama: descubra sua paixão

Não é segredo para ninguém que um empreendedor precisa trabalhar arduamente. Desta forma, ser apaixonado pelo que faz se torna necessário, pois muitas horas diárias serão dedicadas ao trabalho. 

Steve Jobs até mesmo
mencionava a importância de buscar paixão para transformá-la em criatividade. Fazer algo pelo qual se é apaixonado é fundamental para garantir que a motivação permanecerá ao longo do caminho.

3. Tenha disciplina

Ao ter um negócio próprio, não existirá um chefe indicando o que deve ser feito ou quando deve ser feito. Por isso, é fundamental organizar-se rigorosamente, já que todo o funcionamento da empresa dependerá de você.

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX (duas imensas organizações) já afirmou que um dos grandes segredos para manter sua produtividade é a disciplina.

Sem uma organização firme, não é possível cumprir todas as demandas das empresas.

4. Não se esqueça: dinheiro em caixa sempre!

Para tirar sua ideia do papel é fundamental promover um investimento inicial, o capital de giro do seu negócio. Além disso, é fundamental ter uma contabilidade desenvolvida, colocando tudo sempre na ponta do lápis:

  • Esteja atento às obrigações fiscais;

  • Considere as folhas de pagamento dos profissionais;

  • Tenha controle sobre o fluxo de caixa;

  • Mantenha as contas em dia;

  • Registre investimentos e outras movimentações.

Tudo isso contribuirá para uma maior noção financeira de sua empresa. Ao monitorar estes aspectos, será possível acompanhar o crescimento da organização e evitar problemas futuros.

5. Invista sempre em sua empresa e funcionários

Sem investimento, uma empresa dificilmente apresentará crescimento. Por isso, seja em sociedade ou por iniciativa própria, é importante buscar investir em seus materiais e colaboradores para melhorar a qualidade do seu produto ou serviço.

6. Seja inovador

Sem novas ideias e diferenciais é muito difícil que sua empresa se destaque diante da concorrência. Isso porque estamos em um mundo muito dinâmico, onde as necessidades do consumidor se transformam a cada dia. 

Por isso, é muito importante abusar da criatividade e arriscar novos investimentos em alguns momentos.

Manter a empresa parada é a receita para uma estagnação e até mesmo para a perda de clientes.

7. Desenvolva um plano de negócio

Para ser inovador e crescer, é necessário investir em planejamento. Não adianta iniciar atividades sem idealizar as etapas e possíveis melhorias. 

Por isso, desenvolva um plano de crescimento para seu negócio, bem como as etapas até alcançar o objetivo. Sem planejamento, é muito comum que as empresas se percam nos processos internos, e acabam por falhar. 

Por isso, caso ainda não tenha iniciado suas atividades, aproveite este momento para projetar seus objetivos. Existem ferramentas tecnológicas que podem te auxiliar e agilizar esse processo.

Tem uma boa idéia e quer ajuda para tirá-la do papel? Clique aqui, nós te ajudamos!

8. Cuide de sua saúde e de seus funcionários

É importante se lembrar ao entender como ser um empreendedor que as empresas não passam de grupos de pessoas. Por isso, é muito importante valorizar o pessoal envolvido, bem como sua própria saúde e produtividade.

Isso porque embora seja importante dedicar tempo às atividades, problemas como a Síndrome de Burnout por excesso de trabalho comprometem muito mais a atividade. 

Assim, é importante dedicar equilíbrio e promover um ambiente de trabalho saudável aos funcionários. O empreendedor, por sua vez, precisa ter seus momentos de descanso e se desligar dos negócios às vezes.

9. Seja paciente

Ocorrem problemas ao longo de um empreendimento. Os resultados muitas vezes não coincidem com o esperado e é comum ter dificuldades.

Na verdade, algumas empresas demoram anos para, de fato, crescer e representar sucesso.

Até lá, a caminhada é longa e é muito importante ser persistente. Sem uma dose de insistência, é muito difícil que um negócio cresça.

Além disso, é fundamental rever estratégias e se reinventar sempre que necessário, sem medo de fracassar.

10. Tenha uma equipe de confiança

Como ser um empreendedor sem desenvolver vínculos com sua equipe? Será preciso passar muito tempo com outras pessoas, e para tornar esse tempo produtivo é necessário confiar em quem está te acompanhando.

A empresa conta com um grupo de cooperação. Desta forma, escolher bons profissionais que, acima de tudo, sejam apaixonados pelo que fazem é obrigatório para que a empresa cresça.

Conclusão

como ser um empreendedor de sucesso

Agora que você entendeu como ser um empreendedor de sucesso, busque motivação, tanto para você quanto para seus profissionais ou sócios. Isso porque para colocar os projetos em prática, será necessário dispor de muita energia.

É possível, ainda, contar com ferramentas feitas para desenvolver seus projetos, auxiliando-o na tomada de decisões. Utilize a tecnologia e a informação a seu favor para transformar realidades e expandir suas ideias!

Conte com o Planejador Digital neste processo.