Ideias para abrir um negócio: Dicas para começar do zero

Ideias para abrir um negócio: Dicas para começar do zero

agosto 24, 2021 19:07

Você está pensando em se tornar um empreendedor, mas não tem noção por onde começar? Então saiba que, primeiramente, é necessário seguir dois passos cruciais: conhecer boas ideias para abrir um negócio e traçar um planejamento assertivo. 

Isso porque, só no Brasil, estima-se que mais de 40 milhões de brasileiros estão à frente de alguma atividade empreendedora. Ou seja, é preciso uma ideia inovadora e planejamentos sólidos para se destacar entre tantos empreendedores. 

Por isso preparamos este conteúdo que vai te ajudar a ingressar no mundo do empreendedorismo já com grandes diferenciais. Continue a leitura para descobrir como!

Quer se tornar empreendedor? Nós te ajudamos!

O que preciso para abrir um negócio?

Para abrir um negócio é preciso, antes de mais nada, definir o ramo no qual você empreenderá. Essa é uma definição que deve envolver algumas pesquisas de mercado a fim de analisar se é uma área promissora e se ela tem uma boa demanda.

Além disso, você deve verificar se o seu perfil é compatível com o empreendedorismo e com o ramo selecionado. Essa identificação é muito importante para a colheita de bons resultados no futuro.

Por fim, quando as ideias para abrir um negócio estiverem bem encaminhadas e claras na sua mente, é preciso traçar planejamentos para prosperar!

Como abrir um negócio com pouco dinheiro?

Infelizmente, boa parte das pessoas que desejam abrir um negócio não possuem um elevado capital para o investimento inicial. Entretanto, isso não pode se tornar um empecilho para o início das ações.

Portanto, fique tranquilo! Saiba que existem vários negócios que podem ser abertos com pouco dinheiro.

Abrindo um negócio em casa

As ideias para abrir um negócio em casa são as primeiras possibilidades para quem não tem um montante alto para realizar o investimento inicial.

Entretanto, saiba que é preciso ter muita disciplina para empreender dentro de casa, tanto para não passar muitas horas trabalhando como para não procrastinar e deixar tudo para última hora.

Por isso, para alcançar bons resultados, é preciso ter foco e separar, dentro da própria residência, um ambiente específico para o trabalho.

Abrindo um negócio online

Cada vez mais, boa parte das atividades tem passado para o mundo online, não é verdade? E, com a chegada da pandemia, isso se tornou ainda mais evidente.

Por isso uma boa forma de abrir um negócio gastando pouco é pensar em atividades que possam ser feitas totalmente pela Internet.

Além de alcançar pessoas em vários cantos do mundo, os seus principais investimentos serão apenas um computador e uma boa Internet.

Outros gastos podem até ser necessários, a depender da atividade exercida, mas você fica livre de aluguéis e outras despesas que encarecem significativamente a abertura do empreendimento.  

Ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro

Dentre as muitas ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro, separamos algumas que são principais e que possuem uma boa procura no mercado. Por isso, confira quais são elas!

Ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro

1 – Beleza e visagismo

A área da beleza é muito promissora no Brasil. Conforme mencionou a Forbes, uma pesquisa da Euromonitor International constatou que o país é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo. Isso significa que, se você tiver talento para essa área, ela pode ser uma boa aposta!

Assim, dentre os nichos do ramo da beleza que demandam pouco dinheiro para investimento, temos:

  • Cuidados com a unha

  • Maquiagem profissional

  • Cuidados com o cabelo

  • Estética, como a massoterapia

  • Visagismo, como o designer de cílios e de sobrancelha

Todas essas atividades demandam pouco material e podem ser realizadas na sua própria casa ou na residência do cliente. Ou seja, você não precisará se preocupar com as despesas de um espaço, como o aluguel.

2 – Brechós ou roupas segmentadas

A área da moda também é um bom negócio e com baixo investimento, principalmente se você optar por abrir um brechó.

Isso porque é possível começar com as roupas do seu próprio guarda-roupa e realizar as vendas pela Internet. Ou seja, zero investimento. Além disso, ele é super atrativo para o cliente devido aos preços.

Já no caso do investimento em segmentos específicos da moda, essa também pode ser uma boa aposta para driblar a alta concorrência das lojas tradicionais.

Para isso, é necessário definir um público com o qual se deseja trabalhar, como roupas sem gênero, plus size ou para grávidas. As vendas, por sua vez, podem ser realizadas, inicialmente, pela Internet, na sua casa ou de porta em porta.

3 – Itens personalizados

Uma área que tem conquistado cada vez mais clientes é a de itens personalizados.

Isso porque todo mundo adora dar brindes e lembrancinhas diferenciadas nas mais variadas ocasiões, como casamentos, festas de aniversário, maternidade, entre outras.

Por isso você pode investir nesse setor com a produção de camisetas, lembrancinhas, canecas, copos e outros personalizados. Convém mencionar que tudo isso pode ser feito em casa e anunciado pela Internet.

4 – Fabricação de cosméticos naturais

No Brasil e no mundo tem aumentado significativamente a procura por cosméticos naturais e orgânicos. Isso porque as pessoas têm se preocupado cada vez mais com o meio ambiente e com a sua própria saúde.

Por isso, se você considera que tem boas habilidades manuais, então a fabricação de cosméticos naturais também pode ser uma boa ideia de negócio.

Além da alta demanda por esses produtos, o seu investimento inicial é bem baixo.

Você precisa apenas comprar algumas ferramentas e materiais para a produção, que pode ser feita em casa, e realizar cursos simples para aprender a produzir os cosméticos.

Planejamento do negócio e mãos à obra!

Ideias para abrir um negócio planejamento

Como já mencionamos, uma das etapas essenciais para a abertura de qualquer negócio é o planejamento. Afinal, é preciso validar a ideia que você teve para analisar se ela é viável ou não.

Além disso, um bom planejamento permite a elaboração de uma clara estrutura de negócio para que seja possível visualizar todo o cenário e trabalhar em cima de metas, objetivos e estratégias.

Por isso saiba que o Planejador Digital conta com uma ferramenta que transforma a sua ideia de negócio em um plano bem estruturado. Ela conta com um conjunto de modelos de planos e técnicas que contribuem significativamente para a redução de riscos e aumento das chances de sucesso.

Quer pensar no seu plano de negócio? Saiba mais!

Conclusão

Provavelmente, ao final deste conteúdo, deve ter ficado bem claro que encontrar ideias para abrir um negócio e se tornar um empreendedor não é uma tarefa tão complexa quanto parecia.  

Entretanto, para se destacar diante de tantos outros empreendedores, é preciso planejamento! Sem ele, você se tornará apenas mais um e pode ser que, em pouco tempo, precise fechar o negócio que tanto idealizou.

Portanto, planeje antes e durante toda a trajetória e obtenha bons resultados a curto, médio e longo prazo. Não se esqueça de contar com o Planejador Digital para te ajudar nessa missão