Para vender, é preciso comunicar!

Para vender, é preciso comunicar!

agosto 11, 2021 16:50

Um negócio pode oferecer o melhor produto/serviço do mundo, mas as vendas só acontecem a partir do momento em que as pessoas sabem de sua existência e do seu valor, certo?

Consolidar seu nome ou sua marca não só traz mais clientes, como também ajuda a aumentar a percepção de valor do cliente pelo seu produto/serviço. Como assim?

Quando você pensa em bebida energética, qual nome vem à sua mente? Agora pense em uma marca de detergente. E aquela lá de “esponja de aço”, ein?!

Elas podem não ser as mais $$baratas$$ do mercado, mas com certeza são as mais conhecidas e que mais vendem. Isso é a percepção de valor.

O marketing e a comunicação de uma empresa são constituídas por um conjunto de ferramentas e estratégias. Trouxemos no artigo de hoje um pouco sobre a teoria base do marketing para você começar a pensar em divulgação de forma mais estratégica e assertiva.

A teoria

Segundo Philip Kotler, professor considerado “pai do marketing”, esta é a palavra que explica a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro. O objetivo do marketing é identificar desejos e gerar valor para criar relacionamentos com sua audiência.

Resumindo: comunicar = vender!

Mas antes de discutirmos o que é marketing e como praticá-lo com excelência, vamos dar um passo para trás e entender esse termo que citamos ali em cima e é muuuuito importante na hora de divulgarmos nosso negócio: público-alvo.

E aí, você sabe o que é público-alvo? Entende ele e suas dores? Sabe exatamente como seu negócio soluciona seus problemas?

Basicamente, o público-alvo é a parcela da sociedade consumidora que tem tudo a ver com os interesses da sua empresa. É quem precisa do seu produto/serviço. Criar relacionamentos com essas pessoas é garantir que seu negócio tenha sucesso, afinal, cliente feliz = empresa feliz ($$).

Agora que você já sabe com quem você vai se comunicar, vamos para o como você vai fazer isso:

Os 4 Ps do Marketing

Impossível falar de marketing sem falar da teoria dos 4 Ps: produto, preço, praça e  promoção. É pensando neles que você consegue estruturar uma estratégia assertiva para o seu negócio, capaz de atingir com sucesso seu público-alvo. 

Vamos falar de cada um desses Ps separadamente:

Produto

É o que você oferece para o mercado. Pode ser tanto um produto propriamente dito, como um serviço. É essencial que você entenda todos os aspectos do que você está ofertando, desde as características físicas como cor, tamanho, peso, como também o modo que ela funciona e de que maneira soluciona problemas.

Preço

Quanto e como você vai cobrar por aquilo que está ofertando. É essencial calcular exatamente quanto você vai cobrar pelo produto, levando em consideração preço de custo, lucro, valores praticados no mercado, etc. Outro ponto que muitas vezes é esquecido, mas também pode ser o seu diferencial na hora da comparação com a concorrência, é como você vai cobrar por aquilo, quais meios de pagamento você vai oferecer para o seu cliente.

O ideal é diversificar ao máximo os meios de pagamento para seu cliente, oferecendo flexibilidade no pagamento.

Praça

Localização geográfica - onde você e seu produto estão.

Distribuição - até onde ele pode chegar e como será essa logística.

Você já tem um bom produto, com um preço justo e boas formas de pagamento, agora precisa pensar em como ele vai chegar até seu público. Tornar seu produto acessível e planejar uma boa logística é crucial para o sucesso do seu negócio.

Promoção

Por fim, é hora de “costurar” todos esses pontos e traçar uma estratégia de divulgação. Por meio das diversas ferramentas de marketing, você vai comunicar seus diferenciais ao seu público e atraí-los de forma a converter seu interesse em venda.

Agora que você sabe tudo isso, é hora de planejar e agir!

Mas quais são essas ferramentas? São as ações promocionais de vendas, as relações públicas, o marketing direto, o marketing digital etc.

A partir do estudo e pesquisa sobre seu público-alvo, você vai entender exatamente onde ele está - no online, por exemplo, ele usa mais o Instagram ou o Facebook? Qual linguagem é mais adequada para me comunicar com ele, formal ou informalmente? Quais assuntos são de interesse desse público?

Um exemplo simples é esse texto que você está lendo agora. Nós, do Planejador Digital, oferecemos uma ferramenta digital para construção de um plano de negócios. Então, é coerente falarmos sobre marketing com futuros empreendedores, certo?

Agora que você já sabe todas essas informações sobre marketing, é hora de começar! Planeje seu negócio, coloque seu produto no mercado e conquiste tudo o que sempre sonhou.